quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Metáfora tomada ao pé-da-letra



A notícia é engraçada, mas dá o que pensar.
O museu italiano Museion Bozen-Bolzano (Museu de Arte Contemporânea) exibia a instalação "Dove andiamo a ballare questa sera?" [Onde iremos bailar esta noite?], das artistas Goldschmied & Chiari.
A obra, mostrada na fotografia acima, era constituída por pontas de cigarro, garrafas de champanhe vazias, confete, serpentinas e outros artigos de festa.
Descrevendo melhor, o aspecto era de fim de festa!
            Segundo informações da diretora do museu, Letizia Ragaglia, a obra representa a "era da abundância" da Itália dos anos 1980, “período de consumismo, especulação financeira, o advento da TV comercial e muitas festas”.
            Nas palavras das próprias artistas: "Nós éramos crianças durante a década de 1980, um período de consumismo, hedonismo, especulação financeira, mídia de massa, políticas socialistas e festas".
            Bem, mas vamos ao que parece ser uma piada. No último sábado (24/10), ao chegar para o trabalho noturno habitual, um faxineiro do museu pensou que se tratava de restos de uma comemoração da noite anterior, limpou tudo muito bem limpo (até separou os componentes por material), e jogou tudo no lixo!.
            A segunda parte da “piada”: os responsáveis pelas obras de arte do museu foram ao lixo, cataram todo o material, e restauraram a obra de arte!
Ou seja, a metáfora do fim de festa foi levada ao pé-da-letra pelos funcionários de limpeza. E o significado de uma obra de arte nunca pode ser tomado ao pé-da-letra, dirão os “entendidos” em arte.
Provavelmente a instalação ganhará fama internacional a partir de agora, passando a constar até mesmo em livros de arte.




3 comentários:

  1. Já vi a arte da piada e hoje conheci a piada da arte. Ainda os entendidos tem que explicar?

    ResponderExcluir
  2. Garanto que ninguém ousou censurar o faxineiro...

    ResponderExcluir