Quando um
objeto puramente utilitário torna-se uma obra de arte? Pergunta de difícil
resposta, mas que oferece múltiplas possibilidades.
Das primeiras vezes que isso
ocorreu, se não a primeira, Marcel Duchamp (1887-1968) foi o responsável, com
seu famoso mictório, a que deu o título de Fonte (1917). Penso que nem mesmo
ele poderia ter avaliado, no momento daquela “criação”, a que denominou readymade, a repercussão do gesto na
História da Arte. Nesse caso, a ideia era mesmo esta, tornar aquele objeto uma
obra de arte – de um certo tipo de arte –, segundo as tendências da época,
antes de tudo contestadoras das opiniões vigentes. Estava fundado o Dadaismo.
Quando um índio brasileiro esculpe em madeira um
banco como o mostrado na foto, exposto no Museu da Casa Brasileira, SP, assim
que ele fica pronto, em função de sua forma e adornamento, identifica-se ali
uma obra de arte. E isso pode ocorrer com um sem número de objetos. São
apropriados para o uso quase sempre doméstico, porém criados indiscutivelmente
de forma artística.
Uma terceira
possibilidade, a que motivou a presente crônica, é a construção de um objeto
com fins estritamente utilitários, sem qualquer preocupação artística. Depois
de pronto – às vezes muito tempo depois –, alguém presta atenção nele, observa
cuidadosamente sua forma, a engenhosidade criativa, a inteligência com que foi
elaborado, e resolve expô-lo, depois de limpo e envernizado, em um museu.
Então, ao lado de outros objetos considerados artísticos, ele ganha foro de
arte.
Foi o que
aconteceu com o Banco Bandeirante, pertencente à Coleção Museu da Casa
Brasileira, cujo catálogo assim descreve nosso objeto de estudo:
“Banco Bandeirante, século 19, doação de Alfredo
Mesquita. Entalhado em madeira maciça, este banco em X apresenta inteligente
sistema estrutural sem qualquer emenda aparente, denotando leveza,
flexibilidade e resistência. O nome vem de suas qualidades ideais para uso em
viagens de longas distâncias, como faziam os bandeirantes.”
E não é mesmo uma lindeza o banquinho?
Fotos: Catálogo
da Coleção Museu da Casa Brasileira, São Paulo, 2007.
Foto da Fonte (Duchamp): http://www.tate.org.uk/art/artworks/duchamp-fountain-t07573
Foto da Fonte (Duchamp): http://www.tate.org.uk/art/artworks/duchamp-fountain-t07573
Verdade! Uma lindeza, em sua perfeita simetria.
ResponderExcluir