quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Conto de verão


Alfredo era dessas pessoas que precisam de alguma explicação para tudo, mas para tudo mesmo. Ele nem faz questão de comprovação científica, não vai ao Google para conferir, apenas não pode ficar sem uma explicação diante dos fatos mais corriqueiros da vida. Enfim, trata-se de um crédulo.
            Viajaram de férias para a praia, ele e a mulher. Logo no primeiro dia, a atenção de Alfredo foi despertada pelo enormíssimo número de pessoas com tatuagens. Homens apenas com uma sunga, mulheres com quase nada, a pele assim exposta desnudava também as tatuagens, distribuídas nas mais diferentes partes do corpo. Alfredo incomodou-se.
            – Matilde, por que as pessoas deixam-se tatuar?
            – Lá vem você com suas perguntas, Alfredo, resmungou a mulher.
            – Mas deve haver uma explicação, Matilde. Parece que só nós dois não somos tatuados nessa praia! Isso é um fenômeno que precisa ser explicado.
            No dia seguinte Alfredo chegou à praia munido de caderno e caneta, e iniciou a catalogação das tatuagens que observava ao longo do dia, na expectativa de poder classificá-las segundo a localização, tamanho, cor e temática, além da natural distribuição por gênero, naturalmente. Pensava que tal método poderia levá-lo ao entendimento do fenômeno, depois de coletadas algumas centenas de observações.
            – Alfredo, estamos de férias, vamos relaxar, veja o mar como está lindo!
            De nada adiantaram as ponderações de Matilde. Alfredo precisava de uma resposta, trabalhou freneticamente e em três ou quatro dias encheu o primeiro caderno. Afinal, material não lhe faltava. Deixava a mulher sentada debaixo de uma barraca e saía caminhando pela praia, de uma ponta à outra, observando, tomando notas, às vezes até ilustrando o texto com a reprodução aproximada da tatuagem, em toscos desenhos.
            Uma primeira impressão começou a delinear-se em sua mente, assim registrada num dos cadernos:
          a.     mulheres tatuam pequenas flores no pescoço, tornozelo e pouco acima do cofrinho;
          b.     rapazes usam nomes de mulher nos braços e antebraços;
          c.      homens preferem grandes tatuagens no dorso;
          d.     os ombros e braços são locais de preferência em ambos os sexos;
          e.     a escrita de palavras, em número variável, é frequente, mas não pude ler o que diziam, por uma questão de discrição;
          f.      às vezes a escrita se faz na forma de ideogramas, o que é muito intrigante, já que ninguém fica sabendo do que se trata (será vontade de revelar algo proibido e que, paradoxalmente, não pode ser revelado?);
          g.     ou em letras do árabe, chinês, japonês, ou coisa que o valha;
          h.     preto e vermelho são as cores mais comuns;   
          i.       hoje vi um homem de meia idade com todo o corpo tatuado, mas todo mesmo;
          j.       um outro trazia umas labaredas amarelas e vermelhas nas costas, que entravam por baixo da bermuda, e sabe deus onde iam parar;
          k.     uma jovem tatuou em todo o dorso uma dessas deusas da mitologia indiana, cheia de braços e pernas, lenços e panos, tudo muito colorido;
          l.       cotovelos e joelhos são as partes do corpo menos tatuadas, até onde posso observar;
          m.   a perna direita é mais tatuada que a esquerda;
...
Matilde encontrava-se desconsolada, dando como perdidas aquelas férias, Alfredo cada vez mais obcecado com a pergunta Por que as pessoas deixam-se tatuar? Embora avançasse na classificação topográfico-temática, encontrava-se cada vez mais perdido com relação à motivação das pessoas, Ainda mais que se trata de algo indelével, dizia ele. É para sempre! é para sempre! exclamava inconformado. E se o sujeito briga com a namorada, separa-se da mulher, deixa de acreditar em divindades, muda de religião, até de opção sexual as pessoas mudam, o que fazer então com as tatuagens?
Até que Matilde teve uma iluminação, Preciso arranjar uma resposta antes que nossas férias acabem.
– Alfredo, você acredita em astrologia?
– Claro que não, Matilde.
– Por isso é que somos as únicas pessoas da praia sem tatuagens.
– Como assim, mulher-de-deus?!
– As pessoas deixam-se tatuar porque acreditam em astrologia, tatuam-se por influência dos astros.
Alfredo calou-se ensimesmado, mocho, trancou-se num silêncio impenetrável, deixou de lado os cadernos, olhou para o mar.


3 comentários:

  1. Nossa André só você para desenvolver um conto com este tema, gostei muito e adorei o desfecho. Ano que vem Alfredo voltará e intrigado com o uso de piercing e toca a classificar ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, Sergio, Alfredo já havia pensado na associação entre as tatoos e os piercings! Apenas não teve tempio de desenvolver o tema!

      Excluir
  2. Criatividade! É preciso ter muita para tirar de um tema banal um conto assim delicioso! Esperemos pelos piercings, depois pelos esmaltes da unhas, os cortes de cabelo... O volume todo podia chamar-se "A geografia da pele".

    ResponderExcluir