segunda-feira, 2 de junho de 2014

Machado facilitado




Para minha surpresa, no mesmo Caderno 2 de O Estado de S. Paulo deste domingo último, dois articulistas de peso, João Ubaldo Ribeiro e Humberto Werneck, trataram do “Machado facilitado”, se é que se pode chamar assim a publicação de O Alienista simplificada por Patrícia Secco. Portanto, o assunto permanece em aberto.
Nem preciso dizer que Ubaldo e Werneck, de forma bem humorada, porém sarcástica, descem o malho no tal projeto. Penso que tratar deste assunto – cometer o sacrilégio de adulterar uma vírgula sequer em Machado de Assis –, embora tenha sua importância pedagógica, é como chutar cachorro morto. Somos todos contra! É possível que a própria Patrícia esteja arrependida da empreitada, tamanha a gritaria que provocou. O Estado (MEC), responsável pela publicação, e infalível como sempre, jamais se pronunciará arrependido.
É possível extrair/pensar alguma coisa de útil diante deste insólito acontecimento? Parto do princípio de que Patrícia Secco esteja bem intencionada, pois, do contrário, não há porque tratar do assunto. Assim sendo, a constatação é: Como é difícil ensinar!
Ensinar nunca foi dar de mão-beijada.
Quanto mais mastigado for oferecido o conteúdo, menos interesse há de despertar no aprendiz. A preguiça sim, haverá de ser alimentada. A materialização desta ideia é a famigerada apostila: não há nada mais antipedagógico, mais emburrecedor que a apostila. (Ainda há alunos e professores que a desejem.)
Se for difícil demais, o aluno (ou alguns deles) necessitará de ajuda, e a presença do professor – que não poderá ser substituído por um tablet – será então de fundamental importância, ou o aprendiz criará ojeriza pela matéria. Ler Machado de Assis cedo demais pode propiciar este efeito nocivo. (Lembro-me da primeira vez que abri o Grande Sertão: não passei da primeira página. Anos depois, eu que não conhecia o desfecho da história, emocionei-me às lágrimas com o que considero o melhor livro que já li até hoje.)
Motivar o estudante será sempre uma estratégia inteligente por parte de quem pretende ensinar. Mas o esforço indispensável do aprendiz ainda assim deverá ser individual e intransferível. (Certa feita, num seminário com estudantes de Medicina, apresentei um problema e iniciei a discussão, na expectativa de que o grupo chegasse a uma resposta satisfatória. A cada tentativa dos alunos eu respondia com um não. Após inúmeras respostas que eu julgava incorretas, um aluno interpelou-me, de modo grosseiro e agressivo, e disse Porque o senhor não dá logo a resposta? De fato, se eu tivesse oferecido a resposta sem discussão, não teria passado por este dissabor. Como é difícil ensinar.)
Simplificar não é motivar. Dar de presente um dicionário pode vir a ser uma motivação. O Dicionário Analógico da Língua Portuguesa, de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo (Lexicon, 2010), traz magnífico prefácio de Francisco Buarque de Hollanda, isso mesmo, o Chico, intitulado Os dicionários de meu pai. Pouco antes de morrer, o “pai do Chico” (assim o famoso Sérgio Buarque de Hollanda referia-se a si próprio) deu de presente ao filho a primeira edição deste dicionário, e dele o nosso Chico nunca se separou. Talvez a MPB não fosse a mesma sem o Dicionário Analógico...)
Enfim, o tema “como ensinar” é inesgotável, e não é uma croniquinha como esta que irá fazê-lo. São apenas digressões sobre a tal simplificação de Machado, o que equivale a tirar leite de pedra.

2 comentários:

  1. Fico a pensar: se tiveram a ideia de simplificar Machado, é porque os jovens acham Machado difícil. Isto é fato? Talvez seja verdade, considerando-se que qualquer texto minimamente elaborado é para eles difícil. Que fazer, se simplificar Machado é um sacrilégio? Em vez de reescrever o que não se pode reescrever, o jeito é sentar com os jovens e ler Machado linha a linha, parágrafo a parágrafo. Discutindo e desvelando. Vai dar trabalho! Mas valeria a pena.

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  2. Esta é a função do professor, quando a coisa é difícil para o aprendiz.

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