Os resultados do último Pisa, o teste
internacional que inclui 65 países e que avalia alunos de 15 e 16 anos em
várias áreas, são desanimadores: o Brasil segue na lanterna. Leitura: 55ª
posição; Matemática: 58ª; Ciências: 59ª.
A tão decantada (pelo ministro da
educação) melhoria em matemática não passa de uma enganação. Nesse ritmo, levaríamos
26 anos para atingir a média dos países ricos e 57 para alcançar os chineses.
Isso, se eles ficassem parados na posição atual. 
            E, por aqui, só se fala
no Enem!
            Ninguém discute a
importância da avaliação no processo ensino-aprendizagem, ela é fundamental.
Porém, antes de avaliar, é preciso estabelecer um currículo mínimo, e informar
aos professores o que se espera que eles ensinem.
            Não é preciso que as
escolas sejam colocadas em camisas-de-força. Pode e deve haver espaço para
variações regionais, e para isso os testes de avaliação atuais podem ajudar.
            O que me incomoda é que
a mídia cai na conversa do incompetente MEC, que não faz outra coisa senão fazer
propaganda do Enem, como se esta fosse a solução para a educação, e nem uma
palavra sobre o que realmente importa, o conteúdo do ensino no Brasil. 
E os professores, onde estão? 
E as Faculdades de Educação das universidades
brasileiras, não têm nada a dizer? 
E as nossa melhores cabeças na área de educação, nada
a dizer?
Os especialistas em Literatura, Matemática e Ciências,
nada a declarar?
         Pasmaceira
geral, e o Brasil na rabeira.
 
 
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