terça-feira, 30 de julho de 2013

Équidna-de-bico-curto

A foto do dia.



A foto é de um filhote de équidna-de-bico-curto (Tachyglossus aculeatus), espécie nativa da Austrália e Nova Guiné.


Equidna (do grego Ἔχιδνα, a víbora), criatura da mitologia grega, com tronco de uma bela mulher (ou ninfa) e cauda de serpente em lugar dos membros. Era gigante, como um titã. Por isso era a única capaz de se unir ao horrendo Tifão. Vivia numa caverna no Peloponeso ou na Síria.
Segundo Hesíodo era filha de Fórcis e Ceto, e portanto neta de Ponto e Gaia. Em outras versões seria descendente de Tártaro e Gaia ou ainda de Crisaor e Calírroe.
Equidna, em função da própria monstruosidade, casou-se com o horrendo gigante Tifão, tornando-se a "mãe de todos os monstros".
Seus filhos com Tifão foram: Cérbero, o cão de três cabeças, que guardava o Hades; Ortros, o cão de guarda de Gerião, de duas cabeças; a Hidra de Lerna; a Quimera, morta por Belerofonte; Ladão, o dragão de cem cabeças; Cila, monstro da lenda de Odisseu, também considerada sua filha com Tifão.
Do seu filho Ortros, Equidna concebeu: o Leão da Nemeia; Fix (ou Sfix), a Esfinge de Tebas, derrotada por Édipo.
Segundo uma lenda do Ponto Euxino, ela se uniu a Héracles numa passagem do herói pela Cítia, concebendo desta união: Agatirso, Gélon, Cites, que deu origem aos Citas.
A descendência de Equidna ainda incluía: o dragão da Cólquida, que guardava o velocino de ouro; o dragão que guardava o jardim das Hespérides; Ethon, a águia que comia o fígado de Prometeu.
Equidna, assim como suas crias, possuía uma natureza terrível e adorava devorar viajantes inocentes. Veio finalmente a ser morta por Argos Panoptes, o monstro de cem olhos, que a surpreendeu adormecida.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equidna

Nenhum comentário:

Postar um comentário