segunda-feira, 17 de junho de 2013

A grande aula


Lá pelos idos de 60, ia eu pela metade do curso de Medicina e, embora um menino, já cultivava meus sonhos e ambições. Um deles era tornar-me um bom cirurgião. E o fascínio pela Cirurgia começou com o fascínio pela Anatomia (entretido com um colega no estudo das veias da pelve, não nos demos conta de que o anatômico já havia sido fechado, e passamos a noite entre os cadáveres, respirando o fortíssimo cheiro do formol, com enorme entusiasmo).
De modo que, quando foi anunciada a aula do Prof. Portugal, minha excitação chegou ao auge! É preciso esclarecer antes de mais nada que o Prof. José Ribe Portugal já era uma lenda na Faculdade de Medicina. Neurocirurgião de renome internacional, havia desenvolvido certa via de acesso a determinada região do cérebro, uma técnica cirúrgica a revolucionar o tratamento de patologia específica. À época, eu sabia muito pouco além disso, mas já era o bastante para provocar no tal menino a mais profunda admiração pelo homem. (A isso, hoje, dou o nome de idealização. E daí?)
Acrescido a tudo isso, Prof. Portugal dava apenas uma aula durante todo o ano! Era o bastante, em se tratando de quem ele representava para a ciência do país, talvez do mundo. Talvez fosse mais que o bastante, era mesmo um privilégio que ele se dignasse a proferir uma aula para estudantes do quarto ano de Medicina.
Percebi que poucos, pouquíssimos colegas meus compartilhavam deste ponto de vista, alheios àquele acontecimento, o que fazia que me sentisse muito só, pensando e sentindo aquela experiência que me parecia transcendental, na expectativa de que ela fosse determinante para meu futuro dentro da profissão. Uma aula com o Prof. Portugal! Porém, jamais considerei que aquilo pudesse ser um delírio meu; pensava que os outros é que não percebiam a importância daquele momento...
Até que chegou o dia da grande aula. Era uma tarde quente de uma quarta-feira, a sala estava abafada, as cadeiras desarrumadas, um projetor de slides em meio às cadeiras, nada que se parecesse com o ambiente propício para uma Aula Magna, o que em mim causou certo constrangimento. A presença do projetor, no entanto, provocou alguma excitação, Que imagens ele vai nos mostrar?
Com meia hora de atraso entra na sala o grande homem. De baixa estatura, em torno de 60 anos, cabelos tingidos de preto e fixados provavelmente pelo que se usava à época, Gumex, bigode bem aparado igualmente tinto, usando um paletó preto, justo, de corte moderno, o que chamava mesmo a atenção era a gravata, tipo mexicana, dois cordões negros pendentes do colarinho, terminando numa ponta de prata. (Não tenho qualquer convicção de que o estilo da gravata seja mexicano. Apenas assim me parecia, influência de algum filme de faroeste da época.)
Apresentou-se, modestamente. Desejo apresentar a vocês uma ótima experiência que vivi recentemente, numa viagem que fiz a Veneza. A cidade é lindíssima!
Iniciou-se então a projeção de uma série interminável de slides com fotografias de Veneza, nada profissionais, isso era fácil de se perceber, portanto tiradas por ele mesmo, o Prof. José Ribe Portugal. E a aula terminou com a frase Espero que vocês algum dia possam visitar Veneza!
Foi a melhor aula que assisti em toda a minha vida.

2 comentários:

  1. Muito boa André. Quem sabe algum aluno não esteja escrevendo algo muito semelhante sobre você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais de uma vez, repeti esta experiência com meus alunos. Nunca fiquei sabendo exatamente qual foi o resultado... É possivel, é possivel...

      Excluir