quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Eros e Psique



Esta escultura é uma cópia romana de original grego do século II AC, e encontra-se no Palazzo Nuovo, na Praça do Campidoglio, em Roma.
        O mito de Eros e Psique tem sido expresso nas mais variadas formas de arte, inclusive, é óbvio, na Literatura. 
        Mas não deve haver história mais bem contada, baseada no original de Apuleio, que esta contida em Mar de Histórias, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e Paulo Rónai, da Ed. Nova Fronteira. Disponho da terceira edição, de 1980, mas sei de reedição recente (quarta edição, 1999) desta magnífica coleção em 10 volumes.
        O conto intitulado Amor e Psique encontra-se no primeiro volume, Das origens à Idade Média. Assim ele tem início:
        "Havia em certa cidade um rei e uma rainha que tinham três filhas de conspícua beleza. As duas mais velhas, embora de lindíssimo aspecto, podiam ser condignamente celebradas por louvores humanos, ao passo que a humana linguagem se mostrava incapaz de descrever, ou mesmo de suficientemente exaltar, a extraordinária formosura da mais jovem. Muitos concidadãos de menina, e bem assim grande número de curiosos forasteiros, atraídos da fama de tão singular espetáculo, pasmavam ante aquela inexcesível beleza e reverenciavam-na com religiosa adoração, levando a mão direita à boca e apertando o índice de encontro ao polegar, tal como se venera a deusa Vênus." (pág.73).


Fotos: A. Vianna, Roma, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário