quinta-feira, 29 de março de 2012

C de Clareira

Da série Abecedário Pessoal

A palavra mais bonita da língua portuguesa não é saudade, é clareira.
Claro está que se origina do latim clarus, e tem como derivados aclaração aclarador aclarar clara clarão clarear clareza claridade clarificação clarificar clarividência claraboia esclarecer esclarecido preclaro, findo aqui este esclarecimento.
Clara Clarice Clarisse Clarissa Clarinda são nomes de mulher - que privilégio! - com a mesma origem.
Claro é o que clareia, que alumia, que é brilhante, luminoso, resplandecente.Mas é ainda o que se distingue bem, que é penetrante, perspicaz, nítido, evidente. Quando juntamos a noção de espaço a todos esses significados, surge então a ideia de clareira. Em bosque, mata ou floresta, é o espaço onde as árvores rareiam ou faltam por completo; clarão, claro, limpo.
Se na dantesca floresta escura surge uma clareira...
Se na dantesca floresta escura surge uma clareira, posso então morrer e ali ser sepultado. Se na dantesca floresta escura surge uma clareira, posso então viver e ali ser coroado.
Clareira é lugar de descanso. Lugar de relva macia onde a luz do sol penetra livremente e alimenta as flores-do-campo regadas por um riacho de águas claras. Clareira é lugar de matar a sede.
Clareira não rima com poesia porque não precisa: é a poesia. Se o viajante, depois de árdua caminhada, encontra uma clareira, e se ele carrega na mochila um livro de poemas, ele se deita na macia relva, ao som do riacho, e lê:

caminhada

na dantesca
floresta escura
uma clareira - você

Se o viajante, depois de árdua caminhada, encontra uma clareira, e se ele carrega na mochila um livro de orações do santo Bandeira, ele se deita na macia relva, ao som do riacho, e lê:

Santa Clara, clareai

Estes ares.

Dai-nos ventos regulares,

de feição.

Estes mares, estes ares
clareai.”

Clareira é o espaço que aclara, limpo geral, e Bandeira bem que podia ter escrito:

oração do vivente

Santa Clara
clareai, mostrai-nos
uma clareira

Eis porque eu penso que clareira é a palavra mais bonita da língua portuguesa.

Um comentário: