segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tecnologia em sala de aula

(Roteiro para discussão
em sala de aula)

                        I. Introdução

            Vamos imaginar que estamos numa caverna há alguns milhares de anos, a família sentada em volta de uma fogueira, comendo carne de bisão. Alguém, provavelmente um exímio caçador, aproveita as pinturas existentes nas paredes da caverna, que ilustram uma caçada de bisão, e dá uma aula sobre como caçar o bisão.
            Esta cena pode muito bem representar a sala de aula mais primitiva de que se tem notícia, com quadro-negro (as paredes da caverna), giz (as tintas utilizadas nas pinturas rupestres) e a saliva do professor (o caçador). Nela, como aqui, estão reunidos professor e aprendiz, os dois protagonistas sem os quais não há sala de aula. Sem eles, há uma caverna vazia.
            Os tempos mudaram, é verdade, mas continuamos a utilizar essa espécie de caverna, não mais em torno de uma fogueira, mas de um tema que nos parece importante.

           
II. Funções do aprendiz

1. Aprender a conviver

2. Aprender a pensar

Como se trata aqui de Ciência, torna-se fundamental que se aprenda a distinção entre Pensamento Científico e Pensamento Religioso. O primeiro baseia-se em fatos, resultantes de experimentos, e quem o praticou pela primeira vez foi Galileu Galilei, entre os século XVI e XVII. O segundo apoia-se em crenças, e não serve para a prática científica.

3. Motivar-se

4. Adquirir algum conhecimento parcial

            Melhor seria dizer: orientar-se para a aquisição de conhecimento.

           
III. Funções do professor

Função primordial: EDUCAR.       

Como se trata de tarefa impossível, vamos simplificar as coisas, de forma didática:

1. Atuar como facilitador da convivência

2. Ajudar a pensar

            Ninguém pode pensar pelo outro, mas é possível discutir com o aprendiz, por exemplo, a diferença entre Pensamento Científico e Pensamento Religioso.

3. Motivar!!!

            A Arte em geral, e a Literatura em particular, podem servir de valioso apoio para a motivação do aprendiz em sala de aula. Cabe ao professor a competência para o bom uso desta ferramenta.

4. Estimular a pesquisa

5. Transmitir alguma experiência

Força de expressão, pois experiência não se transmite: ou se tem, ou não se tem.

            Talvez a função do professor possa ser resumida em:  A Arte de Fazer Perguntas.

           
IV. Em conclusão

            As funções aqui resumidas, do aprendiz e do professor, podem ser bem exercidas com ou sem tecnologia avançada, utilizando-se desde o velho cuspe-e-giz do tempo das cavernas até o quadro-negro eletrônico.
            Hoje, o que o aprendiz faz em sala de aula com seus iphones, ipads ou laptops? Eu não sei, porque nunca os utilizei, não são do meu tempo. (Se servem apenas para anotações, um simples caderno faria melhor. Isso não significa utilização da tecnologia em sala de aula.)
            Em situações especiais, tanto por solicitação do aluno como do professor, a Internet pode ser consultada para dirimir dúvidas ou acrescentar informação relevante para o momento. Porém, se isso pode ser feito após o término da aula – e penso que pode, na esmagadora maioria das vezes – melhor deixar para depois.
            O quadro-negro eletrônico pode ajudar? Penso que sim, desde que o professor aprenda a usá-lo, mas não sei se é fundamental. A Internet sim, é fundamental, hoje, para a prática médica.
            O que me parece insubstituível é o convívio entre alunos e professores, dentro e fora da sala de aula.




Ainda sobre a Nudez

               Há alguns dias este blog postou a fotografia de “A criação do mundo”, de Gustave Courbet (1819-1877), acompanhada do relato de nossa observação realizada na sala que abriga o quadro, no Museu d`Orsay, em Paris. O constrangimento que se seguia quando o visitante olhava para o quadro era de uma evidência escancarada. Este olhar imediatamente desviava-se daquela enorme genitália completamente exposta, e o visitante deixava a sala com expressão impassível, na tentativa de disfarçar seu mal estar. A constatação aqui resumida repetiu-se incontáveis vezes, para não deixar qualquer dúvida. (http://loucoporcachorros.blogspot.com.br/2015/05/o-esconde-esconde-de-origem-do-mundo.html)
            No último domingo, na Folha de S. Paulo, o grande Hélio Schwartsman, em sua crônica “O Facebook e a Nudez”, relata a proibição de reprodução de qualquer imagem de nudez naquela rede social. (Não sou usuário da rede, e portanto não sabia do banimento dessas imagens no Facebook. Portanto, lá eu não poderia ter publicado a reprodução e meu texto sobre o﷽﷽﷽﷽﷽﷽﷽﷽uer imagem de nudezndoude nudez No Facebook. (Lquela enorme genit de uma evid“A origem do mundo”.)
            Schwartsman deseja mesmo é tratar do que chama de “vergonha da nudez”. Ele traz a referência de um documentário da BBC, “What’s the problem with nudity”, no qual se formula a seguinte hipótese: “sem expor suas partes íntimas, homens e mulheres diminuiriam as ocasiões em que poderiam provocar a libido de terceiros, favorecendo assim as relações monogâmicas já firmadas, o que aumentaria as chances de sobrevivência da prole e evitaria disputas desestabilizadoras entre machos”.
            A influência dos fatores culturais – daquilo que é aceitável ou não socialmente – não pode ser afastada, ainda segundo o documentário.
            Schwartsman critica a posição do Facebook, classificando-a de “reacionária”. Depois da experiência vivida no Museu d’Orsay, penso então que reacionários somos todos nós!  A despeito da histórica contribuição de Freud no que concerne à sexualidade humana, ainda estamos longe de resolver certas dificuldades muito arcaicas, e portanto arraigadas em nosso inconsciente.
            O que não significa que devamos permanecer nessa condição no mínimo incômoda, em pleno século XXI. A solução passa pela permanente discussão sobre nossa sexualidade, sempre que possível livre de todo e qualquer fundamentalismo obscurantista.
   É oportuna, como sempre, a crônica de Hélio Schwartsman.