Imagem & Microconto
à minha neta Gabriela
– Amo você, Campeão!
– Também amo você, Gabriela.
Foto de autor desconhecido.
Imagem & Microconto
à minha neta Gabriela
– Amo você, Campeão!
– Também amo você, Gabriela.
Foto de autor desconhecido.
Gilberto Gil assume cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras
Imagem: Reprodução/Twitter
“Poucas vezes na nossa história, o escritor, artista ou produtor de cultura foi tão hostilizado e depreciado como agora. Há uma guerra em prol da desrazão e do conflito ideológico nas redes sociais da internet, e a questão merece a atenção dos nossos educadores e homens públicos."
Gilberto Gil, em seu discurso de posse.
Eu amo mapas
Pedro Aguiar: Depois de quase 3 anos, aqui está a versão 2.0 do Mapa do Brasil com Topônimos em Tupi Antigo ("mapa decolonial do Brasil"). Não são aldeias nem topônimos atuais de origem indígena. Os países vizinhos e dos oceanos foram retirados do antigo fórum Pysasu:
Meus quadros favoritos
Henri Matisse, 1948 (Expressionismo)
Ao olhar demoradamente para esta pintura, sinto dificuldade para expressar por quê ela me emociona tanto! Talvez seja a planura do vermelho, cor uniforme, tanto na mesa como na blusa da moça. Ou serão as flores, pequenos traços coloridos, singelos, em ambos os vasos? A angulação da mesa à esquerda sugere que a parede também faça um estranho ângulo naquele ponto, acompanhando a mesa. A decoração da parede, me parece o que há de mais sofisticado na pintura. (Há dois retângulos roxos à esquerda, não sei o que representam. Decoração apenas?) Os vasos e o espaldar da cadeira são descoloridos. As frutas amarelas sobre a mesa me parecem peras. Mas a moça é o centro do quadro: tem o cabelo verde da cor da parede, o pescoço longo, o contorno do rosto quase incolor, e é desprovida de feições. Talvez seja isso que me tenha emocionado, sua falta de identidade!