segunda-feira, 24 de maio de 2021

Advinhem qual é a fêmea!

Para a minha querida Gabi



Chega na fonte o Sanhaço-cinzento

desconfiado


Com sede, bebe

da água limpa da fonte



O Sanhaço-verde chega

e já entra no banho


Começa a discussão


O desentendimento... 





... acaba em briga

e a fêmea, que é verde 

grita mais alto...


Fotos: Mercêdes Fabiana, abr 2021



 


Verde que te quero verde

 


Saí fêmea



Verde que te quero verde.
Verde vento. Verdes ramas.
O barco vai sobre o mar
e o cavalo na montanha.
Com a sombra pela cintura
ela sonha na varanda,
verde carne, tranças verdes,
com olhos de fria prata.
Verde que te quero verde.
Por sob a lua gitana,
as coisas estão mirando-a
e ela não pode mirá-las.

 

            Federico García Lorca



Foto: AVianna, abr 2021 

Motoboy da morte

Charge do dia 


João Montanaro

Mussolini em 1933

Política sem palavras





Fotografia brasileira em NY

 

O MoMA, em Nova Iorque, abrirá a primeira retrospectiva de fotografia modernista brasileira nos Estados Unidos: "Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira e o Foto-Cine Clube Bandeirantes, 1946-1964". Reportagem de Lúcia Guimarães (24 mai 2021) para a Folha de S. Paulo.

A mostra destaca a produção de German Lorca e Thomaz Farkas, expoentes do Foto Cine Clube Bandeirante. 

“Acompanhada de um catálogo com ensaio da curadora da mostra, Sarah Meister, "Fotoclubismo" apresenta o público do Hemisfério Norte ao primeiro agrupamento de artistas experimentais do meio no Brasil, com nomes como Thomaz Farkas, Geraldo de Barros e Gertrudes Altschul.”

“O Foto Cine Clube Bandeirante era formado na maioria por fotógrafos amadores que tinham outras profissões. Thomas Farkas, que precisou de autorização dos pais para se filiar, aos 15 anos, era uma exceção. O grupo era artisticamente ambicioso, realizava mensalmente concursos internos temáticos e seus membros receberam vários prêmios em salões internacionais.” 


 



‘Ministério da Educação’, fotografia de 

Thomaz Farkas tirada no Rio de Janeiro 

Thomaz Farkas/Reprodução



 



‘Circense’ , fotografia de Julio Agostinelli de 1951

Julio Agostinelli/Reprodução



 


 

Fotografia de German Lorca que estará exposta 

no Itaú Cultural/German Lorca

 

 

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/05/moma-abre-primeira-grande-retrospectiva-no-exterior-da-fotografia-moderna-do-brasil.shtml