Não sou publicitário, pouco entendo do assunto. Sou apenas um
transeunte. E não sei bem o que pensar da nova campanha criada pelo Ministério dos Transportes.
O objetivo da campanha é abordar as
cinco condutas mais perigosas: embriaguez ao volante, excesso de velocidade,
ultrapassagens irregulares, uso de aparelho celular e não uso de dispositivos
de segurança.
Até aí, tudo bem.
Agora, as associações de ideias
utilizadas são no mínimo esquisitas: “O
melhor aluno também pode matar” e “Quem
resgata animais na rua também pode matar”.
Ao ler o outdoor, o motorista precisa
parar o carro no acostamento e matutar sobre o que acabou de ler. Se ele é um
dos que já resgatou um animal na rua, então pode entrar em pânico e procurar um
pronto-socorro psiquiátrico! Se foi ou é um bom aluno, pode até surtar! E se
não parar o carro, meu deus!, vai bater...
Quando analisamos calmamente toda a
peça publicitária, compreendemos que mesmo que se trate de uma boa pessoa,
altruísta, o fato dela estar utilizando o celular enquanto dirige pode colocar
em risco os demais.
Mas que ficou esquisito, ficou. Haverá
quem goste. Mas é possível que, depois dessa campanha, a pessoa pense duas
vezes... antes de resgatar um cachorrinho perdido na rua.