O conhecido aforismo, atribuído ao pensador político e filósofo Confúcio (552 - 479 AC), afirma que “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Parece que Confúcio estava se referindo ao uso dos ideogramas, tidos como formas de comunicação simbólica que, quando unidos, formam imagens que expressam muito mais do que palavras, além de conceitos complexos.
Os tempos mudaram, e a frase passou a ser explorada pela publicidade e propaganda, a enaltecer a comunicação visual, mais que a descrição ou narração de fatos.
Há controvérsias, portanto. Uma imagem isolada tem seu sentido próprio; se agregamos a ela um haicai, por exemplo, a foto pode ganhar muito em significado e expressão. Os publicitários, ao propalarem uma certa marca, utilizam-se com frequência deste recurso.
A fotografia acima – verdadeiro soco no estômago – é ótimo exemplo da interação possível entre imagem e palavra, para enriquecimento da mensagem pretendida.
O pequeno texto começa por uma triste mas verdadeira afirmação sobre o difícil acesso à agua em zonas áridas. Em seguida dá um salto mortal triplo carpado e fala dos enormes gastos com a exploração extraterrestre. Para, ao final, duvidar de nossa inteligência!
Parece que, aqui, as palavras ainda dizem mais que a fortíssima imagem. Que julgue o leitor.
(Ainda estou à procura do autor de ambos, foto e texto.)
Excelente artigo! Na publicidade há muita discussão em torno disso, mas em geral prevalece o uso sempre de ambos, imagem e texto, como melhor estratégia de venda. Bj!
ResponderExcluirAh sim, acho que vale lembrar que na publicidade o padrão sempre foi trabalhar em duplas de criação, sendo um diretor de arte e um redator, ou seja, um especialista em imagem e outro em texto, sempre trabalhando juntos para criar!
ResponderExcluirBons acréscimos, Paula.
ExcluirLembra aquela do urubu à espreita.
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