quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Verdade ou pós-verdade?


Notícia que acaba de ser divulgada pela BBC Brasil:

O Dicionário Oxford escolheu post-truth, ou pós-verdade, como palavra internacional do ano de 2016. O dicionário define a palavra como um adjetivo "relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e à crença pessoal".
Casper Grathwohl, da Oxford Dictionaries, afirmou que "pós-verdade" poderia se tornar "uma das palavras que definem nosso tempo".
Após as campanhas do Brexit e da eleição americana, marcadas por notícias falsas nas mídias sociais e mentiras proferidas pelos candidatos, o termo ganhou popularidade.
            Sinal dos tempos?




2 comentários:

  1. Muito interessante. A palavra tem lá suas veleidades filosóficas. Não é mentira, não é inverdade, não é eufemismo. É pós-verdade. Ou seja: como a verdade é inapreensível, passemos por cima dela e toquemos o nosso precário barco. Por coincidência, estou relendo "Assim é se lhe parece", de Pirandello. Tudo a ver...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da escolha da palavra do ano. Concordo, muito interessante. No artigo no globo relata as outras palavras cotadas. Interessante, lê-las pois reflete o mundo hoje.

    ResponderExcluir