Manifestante segura faixa com inscrição 'Poder Escolher',
após a Corte Constitucional da Colômbia aprovar a
descriminalização do aborto/Luisa Gonzalez (21 fev 2022) Reuters
Cristina Serra, paraense, jornalista e escritora, publicou hoje: 'Tire o seu rosário do meu ovário!' As condições que permitem aborto no Brasil não dão conta da nossa realidade (14 mar 2022).
“O discurso do PGR, recendendo a bolor e ranço machista, ignora o direito de escolha que realmente nos interessa: a autonomia sobre nossos corpos para decidir quando e como ser mãe. Nesse sentido, o Brasil está na contramão de importantes vizinhos. A chamada "maré verde" começou com a Argentina (2020) e expandiu-se com o México (2021) e a Colômbia(fevereiro de 2022).”
“As instituições desses países deixaram de considerar o aborto crime, em diferentes fases da gestação, dando às mulheres condições de interromper a gravidez de forma segura, no sistema público de saúde, não sozinhas e desesperadas em clínicas clandestinas, onde muitas encontram a morte. No Brasil, o aborto só é permitido em caso de estupro, risco à vida da mãe e quando o feto não tem cérebro (anencéfalo). São condições que não dão conta da nossa realidade.”
“A mescla, proposital e nefasta, entre política e religião, estimulada por Bolsonaro e sua base fundamentalista e argentária, contamina o debate e trava qualquer avanço legislativo que nos permita escapar do risco de prisão, sequelas ou morte diante de uma gravidez indesejada. É por isso que temos que continuar a gritar alto e bom som: "Tirem os seus rosários dos nossos ovários!".
Eu, pessoalmente, gostei muito da última frase!
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/cristina-serra/2022/03/tire-o-seu-rosario-do-meu-ovario.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário