terça-feira, 18 de outubro de 2016

Mordomia carioca



Os cariocas estão sempre nos surpreendendo com suas novidades, algumas curiosas e bastante inventivas. Da última vez que fui a Ipanema, encontrei da orla do mar a tal altinha, um jogo de bola novo e criativo, bem democrático, ao incluir todos os gêneros.
 Desta vez, ao chegar à praia de Copacabana lá pelas 10 da manhã, o sol já queimando os banhistas, temperatura perto dos 35 graus, notamos vários rastros na areia, que iam do calçadão até onde estavam armadas as barracas, próximas à água do mar.
            Olhando de perto, vimos que se tratavam de trilhas de areia molhada, obtidas com irrigação através daqueles tubos de borracha contendo pequenos orifícios, como os utilizados na irrigação de hortas, gramados e jardins. E a coisa funcionava mesmo! Areia fresquinha, boa de se pisar descalços, sem o perigo de queimar a delicada sola dos pés de turistas como nós.
            Que beleza! Mas assim de graça?! Sem mais nem menos?!
            Bem, agora vem a esperteza do carioca, que não dá ponto sem nó. O rapaz que ficava esperando pelos banhistas no calçadão, nos conduziu pela trilha molhada até a barraca para a qual ele trabalhava: O senhor quer duas cadeiras, duas barracas, água, cerveja, caipirinhas, água de coco, é só pedir, estou à sua disposição, basta me chamar...
            Sentamos, pedimos, bebemos, estava mesmo ótima a praia de Copacabana, com mais uma “mordomia” carioca.

Foto: A.Vianna, out 2016, Rio de Janeiro.

Um comentário: